estabilidade política

Numa era de incertezas causadas pelas tensões comerciais entre os EUA e a China e pelo Brexit, a estabilidade política e social vivida em Portugal é vista como uma vantagem competitiva para atrair mais investimento estrangeiro. Segundo Florbela Lima, sócia da firma de contabilidade EY Portugal, “a estabilidade política e a paz social” estão entre os critérios mais importantes para os investidores.

O primeiro-ministro António Costa afirma que devido à baixa taxa de natalidade e a população portuguesa em declínio, a imigração é essencial para combater a crise demográfica.

O Golden Visa foi uma das medidas tomadas pelo governo português para atrair investidores estrangeiros. No mês de julho de 2019 o investimento total feito por Golden Visa foi de 98 292 572,04€, mais de 276% face ao mesmo período do ano anterior.

A maior aposta no Golden Visa tem sido por investimento imobiliário, onde os investidores compram imóveis nos centros históricos de Lisboa e Porto para os converterem em alojamentos locais.  Isto tem preocupado a população local, pois os preços dos imóveis nestas zonas aumentaram e são cada vez menos os que estão disponíveis para habitação própria.

Fonte: Financial Times