Está actualmente aberto o procedimento de inscrição para o exame oficial de língua portuguesa (nível A2), necessário para alguns processos de obtenção da nacionalidade portuguesa e da obtenção da autorização de residência permanente. O período de inscrição para este exame ocorrerá entre 18 de Outubro e 5 de Novembro de 2019. A realização do exame será realizada entre os dias 2 e 6 de Dezembro de 2019, em Lisboa, nas instalações da IAVE. Caso o registo dos candidatos o justificar, poderá também ser realizado nos Açores ou na Madeira, num local a designar.
O exame tem como objectivo comprovar o conhecimento da língua portuguesa e pode ser realizado através de dois tipos de teste: Teste Escrito ou Teste Oral.

O Teste Escrito integra três componentes: compreensão oral, compreensão da leitura e expressão escrita e é realizado exclusivamente em computador (avaliação electrónica) com uma duração de 75 minutos.

A Prova Oral consiste numa entrevista e é realizada perante um júri composto por dois professores de português, sendo um deles o interlocutor do candidato e o outro o avaliador. A entrevista tem duração máxima de 15 minutos.

A inscrição para o exame oficial é feita no site da IAVE, I. P., através de um formulário próprio (Ver aqui), exigindo os documentos de identificação do candidato (passaporte e autorização de residência).

No formulário de inscrição, também serão solicitados os detalhes de identificação do candidato, endereço de e-mail, número de telefone e número de identificação fiscal (NIF).

A inscrição para o exame oficial está sujeita ao pagamento de uma taxa de sessenta e cinco euros (65,00 €).

Fonte: IAVE